by: www.orkutudo.net

sexta-feira, 28 de maio de 2010

festa pentecostes


Festa de Pentecostes






TEXTO 1



"CHAG HA'SHAVUOT" significa "Festa das Semanas"; o término da contagem de sete semanas (Sefirat Ha' Omer) que se inicia no segundo dia de Pessah (Páscoa). Ou "Festa da Ceifa" e Yom Ha' Bikurim, ressaltando seu caráter agrícola.



O que significa OMER?



OMER é uma antiga medida agrícola. No segundo dia de Pessah costuma-se levar ao templo uma oferta de um OMER de cevada recém colhida, em comemoração "SEFIRAT OMER", a contagem dos 49 dias entre Pessah e Shavuot (Pentecoste).



Em Pessah comemoramos a libertação do povo Judeu do cativeiro no Egito. Porém, a liberdade física não é um fim em si, mas sim, um meio para um fim maior; a liberdade espiritual. E esta é associada à entrega da Torá ao povo de Israel no Monte Sinai, em "Shavuot". O Êxodo marcou o nascimento dos judeus como um povo, enquanto que a revelação no Sinai forneceu ao povo recém-nascido a substância moral e ética que o sustentaria através dos tempos.



SEFIRAT HA' OMER, a contagem de sete semanas entre os dois feriados nos lembra simbolicamente que de acordo com o pensamento judaico, o que importa *não é libertar-se de alguma coisa, mas libertar-se para alguma coisa.



A liberdade não tem sentido se não for acompanhada do COMPROMISSO. Se não há lei e disciplina, deveres e obrigações, A LIBERDADE TRANSFORMA-SE EM ANARQUIA.



O que se comemora em Shavuot?



De acordo com o Talmud, foi em Shavuot (6º dia do mês de Sivam) que os filhos de Israel receberam os dez mandamentos no Monte Sinai.



Por esta razão, o feriado é chamado ZMAN MATAN TORATEINU, o aniversário da entrega da Torá.



E nós, da Congregação Judaica Messiânica, celebramos também a constituição da "Igreja", que deve ser para todos nós uma grande alegria celebrar "Shavuot".



"Cumprindo-se os dias de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados." (At 2:1-2)



"Em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu." (At 2:5)



"Os que de bom grado receberam a sua palavra foram batizados, e naquele dia agregaram-se quase três mil almas." (At 2:41)



TEXTO 2 - FESTAS DAS SEMANAS



A base Bíblica para celebrarmos Shavuot encontra-se na Torá – cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada – através dos seguintes mandamentos:

“E proclamareis nesse mesmo dia, e haverá para vós convocação de santidade, nenhuma obra servil fareis; estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações”. (Vayicrá / Lv 23:21)

“E a festa da ceifa, que é das primícias de teus trabalhos, do que semearás no campo, e a festa da colheita, no sair o ano, ao recolher teus produtos do campo”. (Shemot / Ex 23:16)

“E farás a festa das semanas, Shavuot, ao Eterno teu D’us; o que puderes dar de tua mão, darás, como te houver abençoado o Eterno, teu D’us”.(Devarim / Dt 16:10)



Shavuot no calendário judaico



A revelação da Torá a Moisés, é comemorada com o feriado judaico de Shavuot, palavra hebraica usada para designar semanas. Shavuot é mencionado como um festival agrícola; marca a transição entre a colheita da cevada e o início da maturação do trigo. O término da safra com o corte do trigo e a colheita dos primeiros frutos, culmina com a oferta das primícias ao Eterno na Festa de Shavuot.



Data da Celebração



É celebrada nos dias seis e sete do mês hebraico de Sivan, ou seja, no qüinquagésimo dia da Sefirat HaÔmer – sete semanas contadas a partir do segundo dia de Pêssach – Páscoa – razão pela qual, esta festa também ser conhecida como: Pentecoste. Este ano em nosso calendário, estaremos comemorando no dia 03 de junho.



De Pêssach a Shavuot



O intervalo entre Pêssach e Shavuot deverá ser entendido como um tempo solene de estudo e oração obedecendo ao mandamento da contagem do Ômer, a fim de sermos elevados espiritualmente até a entrega da Torá e a descida do Espírito Santo de D’us.

Vejamos o mandamento:

“E contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiverdes trazido o Ômer da movimentação; sete semanas completas serão. Até o dia seguinte da sétima semana contareis cinqüenta dias; e oferecerei oblação nova de trigo ao Eterno”. (Vayicrá / Levítico 23:15-16)



Cumprimento da Promessa de Yeshua HaMashiach




A Igreja do Primeiro século, recebeu também em Pentecoste o Espírito Santo como Yeshua HaMashiach havia prometido.

“Quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai, vos enviarei, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”. (Jo 15:26)

Com a descida do Espírito Santo a Igreja se fortalece no poder do Espírito.

“Cumprindo-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E viram línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (At 2:1-4)



Ligação entre Pêssach e Shavuot



A Festa de Shavuot tem ligações muito estreitas com a Festa de Pêssach; uma delas é quando fazemos a remoção de todo fermento em Pêssach.

“Sete dias, levedura não será encontrada em vossas casas, porque todo aquele que comer levedura, será banida aquela alma da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos”. (Shemot / Êxodo 12:19-20)

Em Shavuot temos de D’us a permissão para apresentar nossa oferta com fermento.

“De vossas habitações em Israel trareis dois pães para serem movidos, de duas décimas partes de uma efá; serão de flor de farinha de trigo, levedados se cozerão; são primícias ao Eterno”. (Vayicrá / Lv 23:17)

Cremos que os dois pães levedados, simbolizam a multiplicação da Igreja como se encontra no Livro de Atos, capítulo dois, verso quarenta e um.

“Os que de bom grado receberam a sua palavra foram batizados, e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”. (At 2:41)

Nenhum comentário: