by: www.orkutudo.net

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

crianças especiais

A criança especial na igreja:




Inclusão x Exclusão









Através da inquietação do Espírito Santo de Deus no meu coração, uma pergunta começou a me incomodar: “onde estão as centenas e centenas de crianças portadoras de deficiências? Porque não estão na minha casa”? Esta pergunta gerada por Deus no meu espírito, me levou a observar as igrejas evangélicas em todas as denominações por onde tenho ministrado cursos, seminários, palestras e pregações( e não foram poucas), comecei a observar e a procurar nas igrejas crianças especiais, com deficiência de qualquer ordem física ou mental. Constatei o fato de que raramente encontramos crianças portadoras de deficiência nas classes bíblicas de crianças, nos cultos, na igreja. E quando há uma a duas crianças, estas não participam do ministério infantil (dados de uma pesquisa que estou realizando).

Devolvi a pergunta ao Espírito Santo: Senhor, onde estão estas crianças?? Realmente elas existem aos montes e não as encontramos em nossas igrejas, onde estarão?? Para minha tristeza e vergonha, o Senhor me respondeu: “Estão escondidas em casa, por pais envergonhados, tímidos, solitários e tambem uma grande quantidade destas crianças estão nas casas espíritas.

Envergonhada e triste de constatar este fato, comecei a escrever sobre o assunto. Note você também, já parou para observar a sua volta? Quantas crianças deficientes frequentam, ou seja, fazem parte da sua igreja? Realmente se não são adotadas por Deus que é pai de amor, são adotadas por satanás.

Como alcançar estas crianças? A grande necessidade do evangelismo infantil também para as crianças especiais, como não entram nas igrejas, é preciso lançar as redes, elas precisam da salvação em Cristo Jesus. Como alcançar suas familias ministrando uma palavra de consolo, orientação, encorajamento, para que a criança seja amada e aceita pela mesma, com pais que não se envergonham diante da sociedade e da igreja.

Como inserir a criança especial no ministério infantil, como trabalhar com elas, como vivenciar na igreja a inclusão e não a exclusão?? Como tem sido infelizmente na prática.

A luz da Palavra de Deus precisamos abordar todas estas questões e situações de maneira prática, clara e objetiva, lançando também uma semente de amor no coração da igreja, de professores, líderes, amor por crianças especiais, que precisam ser amadas e atendidas com suas limitações também. São muito amadas por Jesus, vamos excluí-las??

O preparo e orientação para os professores do ministério infantil é fundamental, não sabem o que fazer e como fazer na aula bíblica com a criança especial. Cada deficiência demanda um preparo específico, como incluir na classe da escola bíblica dominical, uma criança deficiente visual, com síndrome de down ou uma criança paraplégica ou surda?



Estas e outras questões sobre a criança excepcional precisam ser discutidas na igreja hoje, não podemos fazer de conta que não existem e ignorarmos como tem acontecido ainda hoje, pleno século XXI. Jesus jamais ignorou, ele teve compaixão, estendeu a mão, abençoou, curou. Somos o seu reino aqui na terra, embaixadores de Cristo Jesus, e não podemos lançar fora nenhuma criança, mesmo sendo uma criança especial. Jesus morreu por elas também Não importa se com limitações ou sem elas, pois dos tais é o reino dos céus....

Um comentário:

regiane disse...

A Paz Célia,
Nos últimos tempos tenho sido incomodada pelo ESD pr esta mesma questão: E as cças especiais, como evangeliza-las?
Vc poderiam me dar um norte, que livros posso ler, existe algum site que você me recomendaria.
Continue firme nessa batalha, as cças especiais esperam por vc, p/ vc levar a Luz de Cristo, a Salvação q só existe nele
Bjs
Regiane

Rib Pires/SP